Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Sabor a Saudade (Sopa de Feijão) - Miguel

Olá a todos, a receita que quero partilhar hoje convosco, é uma receita que me transporta para a infância, lembra-me alguém que me foi muito especial, lembra-me alguém que alem de uma pitada de Sal acrescentava sempre uma pitada de Amor em toda a comida que fazia, até o prato mais simples sabíamos que nos aconchegava a Alma e o Coração.

Podem dizer que a receita nada tem de especial, mas para mim é uma receita que me apetece sempre que a saudade aperta e através do paladar me faz ter a certeza que comida não são só ingredientes, e que mesmo que façamos a receita mais elaborada se não acrescentarmos o ingrediente principal a comida não passa disso mesmo, apenas e tão-só comida.

Hoje partilho convosco um pouco mais de mim e do que a comida significa para mim.


Ingredientes:

1kg Feijão encarnado ou catarino
1 Cebola
Azeite qb
1 Couve Lombarda (média)
3 Cenouras (médias)
Massa Cotovelinhos (a gosto)

Confeção:

(Coloque o feijão de molho de um dia para outro.)

Numa panela grande comece por cozer o feijão e a Cebola em bastante água com um fio de Azeite durante cerca de 15 a 20 min.

Entretanto, arranje a Couve Lombarda, lave-a bem e em seguida corte em farripas não muito miudinhas. Arranje igualmente as cenouras, descando-as e cortando em meias luas. Reserve.

Quando estiver cozido o feijão, com a ajuda de uma escumadeira, retire uma tigela de feijão e reserve.

Agora, com a varinha mágica triture bem o feijão que ficou na panela. quando bem triturado coe o puré com um passador fininho  para que não restem cascas.

Coloque novamente o puré ao lume, quando começar a ferver junte as cenouras e a Couve previamente arranjadas e deixe que estas cozam.

Quando estiverem quase cozidas junte a massa e deixe que esta coza, acrescente agora também sal e mais um fio de Azeite. Quando a massa estiver cozida a sua sopa está pronta.

Sirva de imediato e experimente acompanhar com uma fatia de Pão com Manteiga.

Et Voilà - Bon Appétit