Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Caril de Manga (Mango Chicken) – Miguel

Olá a todos, a receita que venho partilhar hoje convosco é uma receita muito especial para mim, é uma receita que eu já fiz, sem exagero, mais de dez vezes: quase todos os meus amigos já a provaram.

A ideia desta receita surgiu quando uma grande amiga minha me falou insistentemente no Caril de Manga que comeu certo dia num restaurante Indiano e que não voltara a comer desde então porque, infelizmente, por um lado, nem todos os Restaurantes Indianos o incluem nos seus menus e, por outro lado, os que o servem não o confecionam muito bem… Ora, quando ela provou o meu caril de Manga disse que estava parecido com aquele que tinha comigo havia já bastante tempo mas que não mais esqueceu, por ser tão saboroso! Porém, faltavam alguns retoques para ficar mesmo no ponto, e então, juntos, fomos aperfeiçoando a receita. Fizemo-la bastantes vezes até que, finalmente, cheguei à Minha Receita de Mango Chicken.

Com a receita final recebi o comentário dela que dizia: “está perfeito, isto sim é o Caril de Manga que eu um dia comi e que realmente gosto!”: cozinhar é isto, é poder pegar em ingredientes e poder encher o coração de quem queremos bem. Esta receita, dedico-a a ela.

Gostaria de deixar uma pequena nota. Na preparação desta receita é muito importante o mise en place, uma vez que é uma receita que leva muitos ingredientes e se preparar tudo antes será muito mais fácil fazer a receita como deve ser. Esse facto também foi verificado por mim, que cheguei à conclusão, depois das várias tentativas até à versão final, de que, nesta receita, especificamente, o mise en place dá bastante jeito.

Caril de Manga ou Mango Chiken, os sabores da Índia à vossa mesa…


Ingredientes:

2 Mangas
2 Cebolas médias
4 Dentes de Alho
1kg Peito de Frango cortado em cubos (+/- 6 peitos de Frango)
Coentros (a gosto)
1 Malagueta (opcional – eu não uso)
2 Colheres de sopa de Gengibre fresco
1 Pimento vermelho (não muito grande)
8 Colheres de sopa de Óleo (de preferência de Amendoim)
600ml de Leite de Coco
1 Lata de Manga em Calda pequena (425g)
1 Colher de Sobremesa de Cominhos
3 Colheres de sopa de Caril Amarelo
1 Colher de Sobremesa de Cardamomo (opcional)
1 Pacote de Natas (200ml)
Sal e Pimenta Preta qb

Preparação:

Comece por descascar e fatiar as Mangas, em seguida descasque e pique as Cebolas e os dentes de Alho, corte os peitos de Frango em pedaços não muito grandes, lave e pique os coentros (a quantidade a seu gosto), corte a malagueta em tiras (opcional), descasque e parta em pequenos pedaços o gengibre fresco até perfazer as duas colheres de sopa e por último lave e corte o Pimento vermelho aos cubos.

Confeção:

Num tacho grande, em lume médio, coloque o Óleo, a Cebola, o Pimento (e a Malagueta), deixe cozinhar até os legumes começarem a ficar moles e libertarem os seus sucos, cerca de uns 5 minutos, acrescente de seguida o alho e o Gengibre e deixe cozinhar por mais 5 min mexendo o tacho de quando em vez.

Acrescente agora o Leite de Coco e as Mangas (as duas Mangas que foram previamente cortadas e a Manga que vem na lata), reserve o suco da lata da Manga. Envolva bem todos os ingredientes e quando levantar fervura deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.

Apague agora o lume, retire o tacho para cima da bancada e com a ajuda de uma varinha mágica triture o molho de modo a que fique um creme bem aveludado.

Coloque os Cominhos, o Sal, a Pimenta Preta, o Caril e o Cardamomo no molho, envolva muito bem as especiarias no molho. (Se as especiarias não se dissolverem bem, volte a passar com a varinha mágica)

Coloque agora o frango e o sumo da lata de Manga, leve o tacho novamente ao lume até que o frango esteja cozinhado, deverá levar cerca de 10 minutos, depende do tamanho dos pedaços de frango que cortou. Vá retificando os temperos, se necessário.

Quando o frango estiver cozinhado junte as natas e um pouco de coentros (não todos, apenas um punhado deles para que possam libertar algum sabor) deixe ferver mais uns minutos, apague o lume, deixe apurar um pouco, enfeite com o resto dos coentros frescos e está pronto a ser servido.

Et Voilà - Bon Appétit

Eu costumo servir com Arroz basmati ou thai.

Serve:

8/10 Pessoas

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Bolinhas de Coco – Miguel

Olá a todos, a receita que gostaria de partilhar hoje convosco é uma receita muito simples mas bastante deliciosa. Pediram-me uma entrada para levar para uma festa e eis que surgiu a oportunidade de fazer a receita das Bolinhas de Coco que há tanto tempo andava com vontade de fazer.

Espero que vos agradem, estes docinhos de Coco.


Ingredientes:

1 Colher de sopa de Manteiga
1 Colher de sobremesa Aroma de Baunilha
1 Lata de Leite Condensado (397g)
100g de Coco ralado + Coco para envolver as bolinhas

Confeção:

Num tacho coloque todos os ingredientes e com ajuda de uma colher de pau ou espátula envolva-os bem.

Leve a lume médio e mexa sem parar, quando formar uma bola e despegar do tacho está feito.

Deixe arrefecer um pouco, faça pequenas bolinhas com as mãos passando em seguida no restante Coco ralado.

Et Voilà - Bon Appétit
Serve:

25/30 Bolinhas de Coco

A receita foi adaptada do blogue Doces e Truques.