Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Folar Transmontano – Miguel

Olá a todos, mais uma época festiva passou, celebrámos a Páscoa, tempo de reflexão para uns, tempo de descanso para outros, mas o mais importante é termos oportunidade de juntar família e amigos e desfrutarmos de boa comida, boa conversa e algum aconchego.

Este ano não faltou o tradicional cabrito, o arroz doce e outras iguarias tão típicas da época. Decidi experimentar a receita do Folar Transmontano que me foi dada pelo meu amigo André (coautor deste blogue): ficou muito bom! Ele retirou a receita de um blogue mas já não se recorda qual.

Só uma nota: sei que no Folar Transmontano por norma a massa é dividida em dois. No fundo do tabuleiro coloca-se metade da massa, depois as carnes por cima e a restante massa, porém… Cheguei à conclusão que se as carnes forem envolvidas na massa ficarão mais distribuídas e o Folar ficará menos massudo e bem mais saboroso, experimentem!

Uma receita da Páscoa para se comer em qualquer dia do ano.


Ingredientes:

50ml Água (morna)
30gr Fermento Padeiro (fresco)
600gr Farinha (Branca de Neve azul)
1 Colher chá Sal
2 Colheres sopa Azeite
60gr Banha
60gr Manteiga (Vaqueiro)
7 Ovos (à temperatura ambiente)
1 Chouriço
2 Fatias de Bacon (+/- com um centímetro de espessura)
2 Fatias de Presunto (+/- com um centímetro de espessura)
Farinha para polvilhar a bancada

Confeção:

Comece por dissolver o fermento em água morna.

Num alguidar ou taça grande coloque o Sal e a Farinha, faça uma cova no centro da Farinha e deite a Água com o Fermento já dissolvido e envolva um pouco os ingredientes com as mãos ou com a ajuda de uma colher de pau.

Junte agora o Azeite, a Manteiga derretida e a Banha e continue a envolver muito bem.

Depois de envolvidos os ingredientes anteriores, adicione seis Ovos, um a um (reserve o sétimo ovo para pincelar o Folar, no final). A massa parecerá muito líquida, mas conforme a for envolvendo esta começar-se-á a soltar da taça.

Quando a massa se despegar da taça/alguidar polvilhe uma bancada com Farinha e transfira a massa para a bancada, passe as mãos por Farinha e amasse enérgicamente a massa até que esta fique bem elástica, mais ou menos durante 10 minutos. (se vir que a massa se pega à bancada, vá polvilhando com Farinha)

Lave o alguidar/taça usado anteriormente, limpe-o bem e unte-o com Farinha, coloque a massa, cubra com um pano, embrulhe num cobertor e leve a levedar num sítio quente por uma hora.

Prepare agora as Carnes, cortando-as em pequenos cubos. Unte uma ou mais formas com banha. (depende da quantidade de folares que pretender fazer)

Ao fim de uma hora e com a massa já levedada, envolva as carnes na massa para que estas possam ser distribuídas uniformemente. Se pretender fazer mais do que um Folar, divida a massa pelas formas que irão ao forno, embrulhe novamente num pano e leve a levedar por mais uma hora junto a uma fonte de calor.
Aqueça o forno a 180º.

Bata um ovo e pincele o/s folar/es, coloque no forno a cozer cerca de 30/35 minutos.
Et Voilà - Bon Appétit

Serve:

Um Folar grande ou um médio e um pequeno ou três pequenos
(eu fiz um médio e um mais pequeno)


segunda-feira, 7 de abril de 2014

Bolo de Batata com cobertura de Chocolate - Miguel

Olá a todos, parece que andámos em invenções aqui por estes lados!... Estava, no sábado, a preparar o almoço e, enquanto descascava e palitava umas bela batatas para fritar, lembrei-me que ia receber um amigo para um café após o jantar, então lembrei-me que um bolinho iria cair muito bem e, enquanto continuava a palitar as Batatas, tentava perceber que tipo de bolo me apetecia fazer e, claro…, comer, quando, de repente, olhei para as minhas mãos e lembrei-me… “e se inventar um bolo de batata?” Se bem que inventar não será o termo certo pois há dezenas e dezenas de receitas de bolos que levam batata. Escusado será dizer que comecei logo a magicar como o fazer, lembrei-me logo dos blogues e livros de receitas de onde poderia tirar ideias. Porém, decidi criar o “meu” Bolo de Batata - e porque não com uma bela calda de chocolate por cima?!

Quando saiu do forno o aspeto com que ficou foi este:


Quanto à calda de Chocolate, adaptei a receita do meu velhinho livro de receitas: "O Bolo das Quartas-feiras", da Farinha Branca de Neve. O aspeto final com que ficou foi este:



Parece que o bolo foi aprovado, tanto pelo amigo como por alguns familiares que o provaram no dia seguinte e disseram que estava bom… E, por incrível que pareça, não ficou nada pesado ou massudo.

Um bolo diferente para uma primavera diferente.

Bolo de Batata
Ingredientes:

5 Ovos
150g Margarina
250g Açúcar
250g Farinha
250g Batata
1 Limão
1 Colher de café de Fermento
Manteiga e Farinha qb
(para untar a forma)

Confeção:

Antes de mais comece por descascar as batatas e em seguida coloque-as a cozer em água fria. Enquanto cozem, aproveite e prepare logo a raspa do limão. Assim que as batatas estiverem cozidas, escorra-as e transforme-as em puré.

Ligue o forno a 180º e unte uma forma com Manteiga e Farinha.

Poderá começar agora a fazer o bolo, enquanto as Batatas arrefecem um pouco. Coloque o açúcar numa taça e derreta a manteiga no micro-ondas e, juntando-a em seguida ao Açúcar, bata agora estes dois ingredientes até obter um creme bem homogéneo.

Em seguida, sem parar de bater, acrescente os ovos, um-a-um e, quando obtiver um creme leve e fofo, adicione a raspa de Limão e bata mais um pouco o creme.

Acrescente agora o puré de Batata e bata muito bem para que todos os ingredientes se possam envolver.

Peneire a Farinha e o Fermento para dentro da taça e envolva cuidadosamente com a ajuda de uma espátula, verta o preparado para a forma previamente untada com Manteiga e Farinha.

Leve ao forno cerca de uma hora. (quando faltar 10 minutos, se o bolo já estiver bem douradinho, coloque uma prata por cima).

Retire do forno e deixe arrefecer completamente o Bolo para que possa posteriormente deitar a cobertura de Chocolate por cima.

Cobertura de Chocolate
Ingredientes:

60g Margarina
60g Açúcar em pó
120g Chocolate em pó
6 Colheres de Sopa de Água
1 Colher de café de Essência de Baunilha
(Opcional)

Confeção:

Num tacho leve, junte o Açúcar, o Chocolate e a Água e coloque em lume brando misturando bem os ingredientes Vá sempre mexendo e quando estiver bem quente adicione a Margarina e a essência de Baunilha, continuando a envolver bem todos os ingredientes.

Deite agora a cobertura sobre o bolo já frio.

Et Voilà - Bon Appétit


quarta-feira, 2 de abril de 2014

Prémio Conóceme

Olá a todos!

Que a culinária é um mundo todos nós já sabemos, que o mundo dos blogues também começa a ser enorme, é uma realidade que não podemos (nem queremos!) ignorar. Há blogues de todos os géneros, mais tradicionais ou mais contemporâneos, com técnicas mais ou menos apuradas, pode-se dizer que existem centenas de blogues e que cada um vale o que vale, por si só.

Há blogues que nos chamam mais a atenção que outros. Há blogues com os quais nos identificamos e dos quais nos dá vontade de “roubar” ideias e, conforme vamos conhecendo os autores dos blogues, vão-se criando e desenvolvendo laços culinários, trocando ideias e discutindo técnicas, cultivando amizades!...

Quando recebemos este prémio das mãos do Carlos Bessa, autor do blogue Cozinha Aromática ficamos bastante agradados pelo reconhecimento. E, do mesmo modo, gostávamos de prestar uma “homenagem” (merecida!)ao nosso amigo: entrem no link e conheçam o seu cantinho aromático, não se irão arrepender. Cuidado! Blogue altamente delicioso =P

Obrigado pela atribuição do prémio, Carlos.


Este prémio destina-se a blogues com menos de 200 seguidores, com o objetivo de se darem a conhecer uns aos outros e tem as seguintes regras:

  • Colocar o símbolo do prémio Conóceme na lateral do blogue
  • Falar do blogue que lhe concedeu o prémio
  • Atribuir o prémio a 11 blogues com menos de 200 seguidores
  • Notificar os blogues escolhidos, deixando um comentário na sua página
  • Ao receber o prémio, deve responder às 11 questões que lhe colocaram e formular outras 11 aos autores dos blogues que decidiu premiar
  • Quem recebe o prémio deve ser, ou tornar-se, seguidor do blogue que lhe atribuiu o prémio, e falar sobre ele 

Estas foram as questões formuladas pelo Carlos:
Como o nosso blogue é escrito a duas mãos, poderão ver as respostas do André e do Miguel. As respostas foram dadas em separado para que não fossemos influenciados pelas respostas um do outro.

  1. Qual é o teu ingrediente favorito?
    • André: Limão 
    • Miguel: Ovo
  2. O que mais gostas de cozinhar?
    • André: Doces
    • Miguel: Pratos tradicionais
  3. Com que idade surgir o gosto/interesse pela culinária?
    • André: 12 anos
    • Miguel: 13/14 anos
  4. Com que frequência costumas cozinhar?
    • André: Quase todos os dias
    • Miguel: Várias vezes por semana
  5. O que te levou a criar o blogue?
    • André: Um projeto antigo com o Miguel
    • Miguel: Trocar receitas com o André e a vontade antiga de um projeto em conjunto
  6. Qual é o utensílio de cozinha que para ti não pode faltar?
    • André: Vara de Arames
    • Miguel: Colher de Pau
  7. O que mais gostas de assistir na TV?
    • André: Séries
    • Miguel: Programas de Culinária (Masterchef Australia) e Séries
  8. Costumas praticar desporto?
    • André: Nem por isso
    • Miguel: Sim - Corrida
  9. Comércio tradicional ou Centro Comercial?
    • André: Os dois, cada um na sua vertente
    • Miguel: Ambos, depende da variedade e oferta, e claro os produtos que procuro
  10. Qual o teu ator preferido?
    • André: Meryl Streep
    • Miguel: Meryl Streep
  11. Cozinha tradicional ou contemporânea?
    • André: Tradicional
    • Miguel: Tradicional

Os 11 Blogues que escolhemos foram:


Estas são as nossas perguntas:

  1. Doce ou Salgado? 
  2. Quente ou Frio? 
  3. Almoço ou Jantar?
  4. Carne ou Peixe?
  5. Prato Principal ou Sobremesa? 
  6. Prato favorito?
  7. Vinho ou Sumo? 
  8. Restaurante favorito?
  9. Cozinheiro/Chef que não perdes de vista?
  10. Quantos livros de culinária moram na estante da cozinha? 
  11. Blogue favorito?