Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Rissóis de Camarão - Miguel

Olá a todos, há sabores que são únicos e, por muitas voltas que a indústria dos pré-cozinhados possa dar, há sabores que não são comparáveis. Hoje trago-vos a receita de Rissóis de Camarão, gosto muito… Aliás, até posso dizer que adoro… mas sou mesmo muito esquisito com a qualidade e o sabor deste pastel e, assim sendo, desde há algum tempo que os faço em casa, dá um pouco de trabalho é verdade, mas o sabor suplanta qualquer Rissol comprado pré-congelado. A receita foi-me oferecida por uma amiga.

Desafio-vos a fazer e quando experimentarem irão perceber o que andam a perder. Ah… e já que se fala tanto em crise é uma forma bem boa de poupar, uma vez que esta receita rende cerca de 40/45 rissóis e como podem ser congelados é uma boa opção para quando não há nada para jantar ou a vontade para cozinhar estiver em níveis muito baixos.

A Receita Partilhada hoje… Rissóis de Camarão, atreve-se a comer só um?


Ingredientes para o Recheio:
½ Limão
1 Cebola
1Lt Água
250ml Leite
1kg Camarão
125gr Farinha
100gr Margarina
1 Colher Sopa Ketchup
Salsa, Pimenta, Sal, Noz-Moscada,

Ingredientes para a Massa:
1 Limão
650ml Água
450gr Farinha
100gr Margarina
Sal, Farinha para polvilhar e manteiga (uma noz) – qb

Ingredientes para o Polme:
3 Ovos
Pão ralado, Farinha e Óleo – qb

Preparação do Recheio:
Coza os Camarões na Água com um pouco de Sal. Quando cozidos escorra-os e reserve o caldo (se necessário coe o caldo com a ajuda de um passador). Em seguida descasque os Camarões e se forem muito grandes corte-os no sentido longitudinal.
Por último pique a Cebola e a Salsa.

Confeção do Recheio:
Leve ao lume um tacho com a Margarina e a Cebola, vá mexendo de quando em vez até a Cebola alourar. Acrescente agora a Farinha e envolva bem todos os ingredientes, vá então colocando alternadamente uma concha de caldo e um pouco de leite, mexendo bem para que fique bem cremoso, quando terminar de colocar o caldo e o Leite, acrescente o ketchup, umas gostas de Limão, pimenta, noz-moscada e a Salsa (envolva bem e se necessário retifique temperos). Deixe ao lume mais uns minutos e depois retire o recheio do lume.

Preparação da Massa:
Corte uma casca de Limão.
Unte a bancada com um pouco de azeite.

Confeção da Massa:
Numa panela junte a Água, a Margarina e a casca do Limão, quando ferver apague o lume e retire a casca do Limão. Com a ajuda de uma batedeira vá acrescentando a Farinha aos poucos batendo bem a massa até que esta se descole da panela.

Retire a massa para cima da bancada previamente untada com azeite e deixe arrefecer ligeiramente, faça agora um buraco na massa e acrescente uma noz de Manteiga, amasse bem até a manteiga se dissolver na massa e esta fique mais elástica.

Preparação dos Rissóis:
Bata os ovos com a ajuda de um garfo, coloque num prato de sopa os Ovos batidos e noutro o Pão ralado.

Confeção dos Rissóis:
Para terminar, retire um bocado de massa, faça uma bola e com a ajuda de um rolo-da-massa estenda-a, coloque uma colherada de recheio sobre a massa, feche e com a ajuda de um copo dê forma aos seus Rissóis.

Passe-os agora pelo Ovo e em seguida pelo Pão ralado.

Dica de Conservação/Confeção dos Rissóis:
Confeção:
Após fazer os Rissóis pode frita-los de imediato em óleo bem quente, no final coloque-os sobre papel absorvente e sirva-os ainda mornos.
Conservação:
Se pretender congelar os Rissóis, quando acabar de os fazer disponha-os num tabuleiro e leve ao congelador, quando congelados transfira os Rissóis para um saco plástico e guarde-os novamente, assim garante que eles não se colam uns aos outros.

Serve:
40/45 Rissóis
(a quantidade de rissóis depende do tamanho do copo que irá utilizar)

Et Voilà - Bon Appétit

2 comentários:

  1. Que delicioso aspeto, tenho que fzaer.
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar