Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Bolo de Limão, Queijo Mascarpone e essência de Baunilha – Miguel

Olá a todos, mais uma receita de uma sobremesa… e esta bem diferente… quando me falaram no Bolo de Limão com Queijo Mascarpone confesso que torci o nariz, visualizei logo assim um bolo pesado e enqueijado… naaaaaa, achava que aquele bolo não iria passar pelo meu forno.

Pois bem, em conversa com um amigo blogueiro, o Carlos Bessa, que é o autor Blogue “Cozinha Aromática” trocámos impressões sobre este bolo, pois que pelos vistos ele tinha uma receita dele que fazia um bolo delicioso! O que é certo que lá me convenceu a fazer o bolo…

Ontem meti as mãos na massa e… não tenho palavras, não é que o rapaz tinha toda a razão, o bolo é MARAVILHOSO, leve e fofo.. hummmmm… Uma receita que vou guardar religiosamente.

Deixo-vos aqui a receita, foi-me oferecida por ele, por isso estou 100% autorizado a coloca-la aqui… já agora não deixem de visitar o cantinho do blogue dele e rendam-se às suas doçarias.

Quem provou repetiu, quem não provou… vai querer provar.


Ingredientes:
4 Ovos
Sal qb
 250g Açúcar
1 Colher de Café Essência de Baunilha
250g Queijo Mascarpone
Raspa e sumo de 1 Limão
160g Farinha
1 Colher de Café Fermento em Pó
(Manteiga e Farinha para untar a forma)

Confeção:
Pré aqueça o forno a 180º e unte uma forma para bolos com Manteiga e Farinha.

Em primeiro lugar separe as claras das gemas e coloque-as em taças diferentes.

Na taça das Claras acrescente uma pitada de Sal e com a ajuda de uma batedeira comece por bater as Claras. Enquanto vai batendo vá acrescentando gradualmente metade da quantidade do Açúcar (125gr) e por último a essência de Baunilha. Bata tudo muito bem até obter um creme leve e fofo parecido com chantilly. Reserve.

Novamente com ajuda da Batedeira (na velocidade máxima) junte o Açúcar às Gemas e envolva tudo muito bem. Quando obtiver um creme bem homogéneo acrescente o Mascarpone e continue a bater até que fique bem incorporado, acrescente agora a raspa e o sumo do limão e bata até estarem envolvidos no creme.

Baixe a batedeira para a velocidade mínima e acrescente a Farinha e o Fermento peneirados e deixe que se envolvam no creme.

Com a ajuda de uma espátula envolva agora muito cuidadosamente as claras no creme.

Verta a massa para a forma e leve ao forno cerca de 50 min (quando fiz o meu bolo, quando chegou aos 40 min coloquei uma prata por cima do bolo - a partir dos 30 min convém ir verificando periodicamente o estado de cozedura do bolo com a ajuda de um palito).



Et Voilà - Bon Appétit

7 comentários:

  1. Sei que sou suspeito, mas garanto que este bolo fica mesmo muito delicioso, a massa leve e fofa enriquecida com o sabor agradável do limão e da baunilha tornam este bolo uma verdadeira tentação.
    Não deixem de experimentar!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Parece- me bem; mas não sei se vale um mascarpone que já fica muito caro!

      Eliminar
    2. Pode sempre arranjar um substituto, mas o Queijo Mascarpone é o que lhe vai dar aquela consistência aveludada.

      Eliminar
  3. Grande bolo, uma delícia! Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar