Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Pudim de Ovos – Miguel

Olá a todos, hoje não vos trago uma receita estrondosa, de aspeto requintado, cheia de cor e sabor, apresento-vos algo simples, porque é precisamente de sabores simples que são recheados os nossos dias.

Receitas de Pudim de Ovos há às centenas por esses blogues e sites de receitas partilhadas… confesso que não procurei nem comparei a minha receita com a de outros cozinheiros, amadores ou super-Chefs.

Há uns dias, quando, em jeito de desejo, me pediram que fizesse um Pudim, não tive qualquer dificuldade em saber que receita fazer. É uma receita de família, e de alguém que me é muito especial, uma receita simples como ela e de quão simples é a nossa amizade, uma prova que a família também pode fazer parte do nosso núcleo de amigos, mesmo de gerações diferentes.

Espero que gostem (tanto quanto eu)


Ingredientes:
1 Litro de Leite
1 Casca de Limão
1 Pau de Canela
250gr de Açúcar
8 Ovos

Caramelo Liquido (poderá usar caramelo de compra ou seguir a receita abaixo)

Confeção:
Comece por ligar o forno a 180º e forre uma forma de Pudim com o Caramelo.

Coloque ao lume o Leite, a casca de Limão e o Pau de Canela, quando levantar fervura apague o lume e deixe arrefecer. (É importante que o Leite esteja frio para que os Ovos não cozam ou talhem)

Quando estiver frio, misture os Ovos e o Açúcar e, com ajuda de uma varinha mágica, crie um creme bem aveludado.

Com a ajuda de um passador, coe o creme para dentro da forma previamente untada com Caramelo.

Coloque a forma num tabuleiro com água quente e leve ao forno em banho-maria cerca de 45 min a 1 hora, poderá verificar o estado da cozedura com um palito limpo. (Tal como se verifica o estado de cozedura de um bolo, não deixe cozinhar demasiado)

Leve ao frigorífico até à hora de servir e desenforme quando estiver bem fresquinho. (Poderá fazer de uma dia para o outro, fica igualmente bom!)
Et Voilà - Bon Appétit
_____________________________________________
Caramelo Liquido

Ingredientes Caramelo:
100gr Açúcar
6 Colheres de Sopa de Água

Confeção Caramelo:
Num tacho leve ao lume o Açúcar com a Água, mexa apenas para dissolver o açúcar, assim que começar a ferver, tome atenção, pois é um instante até ficar em ponto caramelo, quando começar a ficar amarelo volte a mexer até ficar no ponto pretendido. Deite de imediato sobre a forma, forrando-a uniformemente.

Nota: Muita atenção ao manuseamento do Caramelo para que não ocorram acidentes domésticos.
_____________________________________________

1 comentário:

  1. Gosto muito!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar