Este projecto nasce com uma forte amizade que já dura para lá dos 10 anos, na altura jovens imberbes com aptidão para a cozinha. Contudo, a amizade cresceu, o gosto pelos cozinhados também, e cresceram também os quilos que a balança teima e mostrar. Numa das muitas e longas conversas que ao longo de todo este tempo foram tendo lugar mais ou menos com a mesma regularidade surge a ideia de criar um projecto. Inicialmente a ideia passava por algo diferente, o Miguel desde cedo teve o gosto pelos livros ao passo que o André por seu lado, a sua grande paixão sempre foi o vinho. Jovens e inocentes, cheios de sonhos e projectos, sempre pensaram em abrir uma livraria-café/bar onde os clientes pudessem entrar, sentar olhar a vista sobre o rio (Tejo ou Douro), pedir um copo de vinho e ler um pouco. Com o passar dos anos o projecto foi ficando na gaveta à espera da altura certa, sem nunca sabermos bem quando esta iria chegar, se é que vai chegar e deixar de ser um projecto/sonho. É graças a grande amizade existente que os dois vão partilhando confidências, desabafos e até receitas. A ultima das quais, é a do bolo de maçã. O André experimentou esta receita e partilhou-a com o Miguel, ele resolveu experimenta-la e adorou-a, ele e toda a gente que a provou. Assim, numa daquelas conversas pelo telefone, sonharam com o lançamento de um livro de receitas, mas no imediato o blog é o mais fácil de conseguir. Talvez um dia este blog saía da Web e ganhe a consistência física do papel.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Pudim de Pão – Miguel

Olá a todos, sei que não vos trago hoje uma receita original, diferente, que nunca ninguém ouviu falar, mas sim uma receita com tantas adaptações, que a receita original já perdeu a sua identidade, trago-vos a receita (mais ou menos) tradicional de um Pudim de Pão.

Resolvi fazer esta receita por duas razões, podiam ser três se acrescentássemos o facto de ser também guloso, mas pronto, a primeira razão é porque já andava há muito para a fazer, a segunda porque tinha algumas sobras de pão, que não queria, de todo, deitar fora.

Então lancei mãos à obra e pesquisei na internet receitas de Pudim de Pão e, tal como seria de esperar, apareceram dezenas e dezenas de receitas… No final, optei por esta que adaptei do site “Sabor Intenso”.

Espero que gostem!


Ingredientes:

1 Limão
5 Ovos
50g Manteiga
220g Açucar
250g Pão
750ml Leite (meio gordo)

Confeção:

Comece por ligar o forno a 180º.

Em seguida, coloque o Leite ao lume com uma casca de Limão, enquanto o Leite não ferve: corte o Pão em fatias bem fininhas e coloque-o numa taça grande e funda.

Assim que o Leite começar a ferver, retire a casca do Limão e verta-o por cima do Pão, deixe repousar uns minutos para que possa embeber todo o Leite.

Agora, coloque a Manteiga por cima do Pão e envolva muito bem com uma colher de pau, assim que estiver bem envolvido acrescente os Ovos, o Açúcar, a raspa e o sumo do Limão, volte a envolver bem com a colher de pau e em seguida triture tudo muito bem com a varinha mágica, até que se forme um creme homogéneo.

Unte uma forma com Caramelo liquido e verta o creme para dentro dela.

Coloque agora a forma dentro de um tabuleiro ou pirex com Água e leve ao forno em banho-maria cerca de uma hora, ou até o Pudim estar cozido. (verifica-se o estado de cozedura conforme se verifica para um bolo, espetando um palito)

Depois de estar cozido, deixe arrefecer à temperatura ambiente e em seguida coloque a forma no frigorífico. Desenforme só na altura de servir e sirva-o bem fresco!


Et Voilà – Bon Apeptit

Sem comentários:

Enviar um comentário